Câmara Municipal: Após polêmica vereador libera projeto das carroças

Compartilhe esta notícia:

Votação acontece nesta segunda-feira (5)

O vereador Gilberto Junqueira foi às redes sociais para anunciar que não usará os dez dias que o Regimento da Câmara lhe faculta para analisar o Projeto de Lei que regulamenta o uso de carroças de tração animal em Taquaritinga. De autoria dos vereadores Wadinho Peretti, Genésio Valensio e Juninho Previdelli, a matéria foi tirada da pauta minutos antes da votação porque ele pediu vistas, atitude que teve muita repercussão nas redes sociais, sobretudo entre os defensores da causa animal.

Foto: Rede Globo

“Gostaria de esclarecer a toda a nossa população sobre o projeto que disciplina o uso de carroças em nossa cidade. Não sou contra de maneira nenhuma, sou favorável”, manifestou-se ele, antecipando seu voto. “Pedi vista porque em um artigo do projeto diz que o menor de 18 anos não pode dirigir carroças. Sou contrário a esse artigo, por isso pedi vista, pois se uma pessoa de 16 anos pode votar, por que não pode trabalhar? Mas, vendo a Lei de Trânsito, são proibidos dirigir carroças os menores de 18 anos. Já liberei o projeto e na próxima segunda votaremos, e meu voto será a favor”.

Entre outras disposições, o objetivo da matéria é proibir o transporte de entulho ou quaisquer materiais retirados de construção ou reforma, e também a realização de carretos utilizando a tração animal. Também veda o uso de chicote, a condução por menores de idade, o trabalho noturno e a jornada de trabalho superior a 8 horas por dia.

Em caso de descumprimento, haverá apreensão do veículo e multa de meio salário mínimo, valor que dobra em caso de reincidência.

A 22.ª Sessão Ordinária da Câmara está marcada para segunda-feira, 5 de outubro de 2020, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelos canais digitais do Legislativo de Taquaritinga.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMT

Compartilhe esta notícia: